quarta-feira, 27 de abril de 2016

O Conselho Tutelar de Touros recebe a visita do prefeito Ney Leite

Recebemos nesta tarde de quarta 27/04 no Conselho Tutelar do município, a visita do prefeito Ney Rocha Leite, na oportunidade foi abordado sobre as demandas e ao mesmo tempo encaminhados aos responsáveis para que o trabalho construído juntos, continue com êxito. Para os conselheiros a satisfação de receber um prefeito na sede do conselho é imensa, tendo em vista que segundo informações este conselho nunca recebeu a visita de um prefeito, isso é bom, para que o mesmo esteja inteirado do trabalho desenvolvido  por este órgão tão importante para o município, principalmente no que se refere às crianças e adolescentes. Desde já agradecemos a visita do prefeito e finalizamos gratos pela parceria.






O Conselho Tutelar realiza palestra em Monte Alegre

Foi realizado nesta segunda 25/04 mais uma palestra, promovida pelo Conselho Tutelar de Touros, foi muito importante, pois iniciamos o debate frisando a questão do bullying e finalizamos abordando a questão do abuso sexual contra crianças e adolescentes. Vale frisar que esta palestra foi realizada na Escola Municipal Lutero Barbosa. Agradecemos a parceria com Prefeitura Municipal de Touros por meio da Secretaria de Assistência Social, CREAS, CRAS E NASF.






O Conselho Tutelar de Touros recebe o conselho de Ceará-mirim


Conselho Tutelar realiza palestra em Boa Cica

Atendendo o convite do diretor da E.M. Esmeralda França, o professor Carlos, o Conselho Tutelar de Touros realizou uma palestra na quarta 20/04 na comunidade de Boa Cica. Contribuímos para os adolescentes desta escola para identificar as vítimas do bullying. Mostramos que é possível identificar uma classificação dos envolvidos no bullying, nos quais se caracterizam em: vítima típica; vítima provocadora e vítima agressora. Mostramos também que o fenômeno bullying já está na escola há muito tempo, porém de forma oculta e sutil, que passa despercebido ao professor, pois a maioria das agressões acontecem longe dos adultos, tornando-se desconhecido aos olhos dos profissionais da escola. Tendo em vista que o Bullying é uma palavra de origem anglo-saxônica e sem tradução no Brasil, usada pra conceituar atos de violência física ou psicológica e comportamentos agressivos e antissociais, como o desejo de maltratar intencionalmente e inibir uma outra pessoa, colocá-la sob tensão. Neste contexto  as causas do bullying são inúmeras e diversas, em muitos casos as consequências são tão drásticas que perpassam a fase escolar, chegando a fase adulta, em decorrência da prática do bullying  alguns  problemas podem surgir. Concluímos a palestra falando sobres os tipos de agressão e medidas sócio educativas.






terça-feira, 19 de abril de 2016

O Conselho Tutelar de Touros recebeu na sede do conselho donos de bares da cidade de Touros

O Conselho Tutelar de Touros nesta terça 19/04 recebeu na sede do conselho donos de bares da cidade de Touros, afim de orientar os mesmos em relação a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Tendo em vista que é proibida a venda, o fornecimento ou entrega de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Desde já agradecemos a todos pela presença e pela compreensão. Agradecemos também a parceria com a secretaria de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Touros pela parceria, sendo que, sem essa parceria ficaria difícil o êxito nessa empreitada. 




segunda-feira, 18 de abril de 2016

Conselho Tutelar realiza palestra na escola Tabelião Júlio Maria

A professora Daniela Pereira vinha trabalhando na escola Estadual Tabelião Júlio Maria o tema “O ser humano um ser social”, focando neste contexto tópicos como bullying, preconceito e racismo. Neste sentido convidou o Conselho Tutelar para ministrar uma palestra com esta temática. Atendemos este convite, gratos, pois contribuímos para os adolescentes desta escola para identificar as vítimas do bullying. Mostramos que é possível identificar uma classificação dos envolvidos no bullying, nos quais se caracterizam em: vítima típica; vítima provocadora e vítima agressora. Mostramos também que o fenômeno bullying já está na escola há muito tempo, porém de forma oculta e sutil, que passa despercebido ao professor, pois a maioria das agressões acontecem longe dos adultos, tornando-se desconhecido aos olhos dos profissionais da escola. Tendo em vista que o Bullying é uma palavra de origem anglo-saxônica e sem tradução no Brasil, usada pra conceituar atos de violência física ou psicológica e comportamentos agressivos e antissociais, como o desejo de maltratar intencionalmente e inibir uma outra pessoa, colocá-la sob tensão. Neste contexto  as causas do bullying são inúmeras e diversas, em muitos casos as consequências são tão drásticas que perpassam a fase escolar, chegando a fase adulta, em decorrência da prática do bullying  alguns  problemas podem surgir. Concluímos a palestra falando sobre o Cyberbullying, pois se sabe que a internet e os celulares tornaram-se as novas arenas para o bullying no século XXI, e o efeito das novas formas de violência que estas tecnologias permitem pode ser bem mais devastador do que o bullying exercido pelos meios tradicionais. A professora Geraldina contribuiu bastante com a palestra reforçando Cyberbullying e suas consequências. A professora Daniela, que idealizou esta palestra também reforçou muito com a palestra, exemplificando as consequências decorrentes do bullying e conselheiro Miguel fechou a palestra. Agradecemos a todos os envolvidos, diretora, coordenador, professores, alunos e em especial a professora Daniela Pereira pela iniciativa e pelo convite. O conselho Tutelar está à disposição para a escola que deseja realizar palestras com temas que envolvam crianças e adolescentes.

Aluno Ítalo, Conselheiro Miguel e João Nelo
 
Conselheiro João Nelo, professora Daniela, professora Geraldina e o conselheiro  Miguel Joaquim

Conselheiro João Nelo, professora Daniela, professora Geraldina e o conselheiro  Miguel Joaquim

   Turma de alunos do 8° ano

 Turma de alunos do 8° ano




quinta-feira, 7 de abril de 2016

Projeto de Ação: Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes do município de Touros.


O Conselho Tutelar deste município idealizou um projeto de ação, onde estará trabalhando junto com as escolas do município, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Touros o Projeto de Ação: Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes do município de Touros. A culminância será no dia 18/05/2016 com uma caminhada saindo as 15h00 em frente à Escola Municipal Drº Orlando Flávio Junqueira Ayres e concluindo a caminhada do lado da Igreja Matriz, com apresentações abordando a temática em pauta. Este projeto ajudará a escola a cumprir seu compromisso ético, moral e legal de notificar às autoridades competentes casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos, abuso e exploração sexual. Ao mesmo tempo, pretende incentivar os educadores a agirem de maneira solidária em relação à criança e adolescentes que sofrem ou sofreram abuso encaminhando em regime de prioridade absoluta, aos serviços de ajuda médica, educacional, psicossocial e jurídica. Na oportunidade estamos disponibilizando de material de apoio para as escolas contempladas com este projeto, como: músicas, vídeos e filmes referentes ao tema, a escola poderá procurar este conselho com um pen drive para obtenção deste material, bem como a inscrição para apresentação no dia da culminância, conforme o projeto. Pedimos também aos senhores diretores para entrar em contato com os conselheiros para que sejam marcadas as palestras, pois iremos marcar as datas para realização de palestra em cada escola contemplada com este projeto.